RESULTADO DE BUSCA
GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPAÇÃO: CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Autor Principal: Maria Cristina Piana
Resumo: Esta pesquisa objeta estudar os conselhos municipais de educação da região de Ribeirão Preto/SP na função de formular e implementar as políticas de educação no município, assegurando a participação democrática da sociedade civil e encontra-se em andamento. O entendimento preliminar é que tais Conselhos devem garantir a ampla participação da sociedade civil, dos diversos movimentos em prol à educação e profissionais, garantindo a ampliação, o acesso, a permanência e o processo de ensino-aprendizagem de todos os alunos. O percurso metodológico será realizado por meio das pesquisas: bibliográfica e documental, as quais nortearão todo o processo de investigação. A fundamentação teórica se pautará em Gramsci, Mascaro, Behring, Gohn, Saviani, Frigotto e outros autores de referência. Com relação à pesquisa documental, tratar-se-á os seguintes documentos: a lei municipal que cria os Conselhos Municipais de Educação e o Documento Base dos Planos Municipais de Educação dos municípios que compõem a região geográfica imediata de Ribeirão Preto (Franca, Ituverava Jaboticabal, Ribeirão Preto; São Joaquim de Barra. O método dialético de análise, sob a perspectiva marxista, permitirá a compreensão crítica da realidade, em sua totalidade, possibilitando que o objeto seja estudado em seu contexto sócio-histórico-político. Enfim, os conselhos de educação são possibilidades de uma educação crítica e autônoma que atenda à realidade da classe trabalhadora do país.,
Palavras-chave: conselho municipal de educação, participação, controle social.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 11 - Profissão Docente e compromisso sociopolítico

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