RESULTADO DE BUSCA
USO DE EXPERIMENTO COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE A PILHA DE DANIELL
Autor Principal: Talita Bernardi Barboza Bila        Co-autores: Sergio Antonio Marques de Lima, Gustavo Bizarria Gibin
Resumo: Neste trabalho é apresentado o uso do experimento da pilha de Daniell como auxílio na aprendizagem de conceitos ligados a eletroquímica. A proposta foi aplicada pelo grupo PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, do curso de Licenciatura em Química da UNESP campus de Presidente Prudente. Esse conteúdo é ministrado no segundo ano do Ensino Médio e está relacionado a eletroquímica. Com o objetivo de abordar o funcionamento da pilha de Daniell e revisar o conteúdo teórico, aplicou-se o experimento para as turmas da segunda série A, B e C de uma escola estadual situada no município de Presidente Prudente - SP. Uma semana antes do dia da prática, os alunos responderam a um questionário inicial a fim de levantar seus conhecimentos prévios sobre o assunto. No dia do experimento, as salas foram divididas em cinco grupos de 7 alunos em média e cada grupo foi acompanhado por um bolsista do PIBID. Os materiais para a construção da pilha e um roteiro com um questionário para avaliação da atividade foram disponibilizados para cada grupo. Como resposta à atividade foi observado um grande interesse e participação dos alunos no experimento e a análise dos questionários mostro,
Palavras-chave: ensino de química. eletroquímica. experimentação.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
8
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO