POLITIZAÇÃO DO ATO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE ENCARCERADOS | |||
Autor Principal: | Thais Vieira de Oliveira Co-autores: Anne Caroline Coutinho Simões | ||
Resumo: | Partimos do pressuposto de que o sistema carcerário brasileiro não cumpre com o seu principal objetivo que é o da reintegração social. A partir disso, trazemos a questão da politização do ato pedagógico como elemento inexorável para o processo de ensino aprendizagem que vise índices significativos de ressocialização. Neste artigo, propomos o olhar integral acerca do indivíduo, além de sua condição em cárcere, em simbiose com a importância da educação de qualidade como ferramenta de transformação e o comprometimento do Estado para sua garantia, uma vez que é dever previsto na Constituição Federal e na lei de execução penal em seus dois eixos: punir e reintegrar socialmente, incluindo a metodologia histórico-pedagógica trazendo os eixos principais abordados pela política do EJA no sistema prisional., | ||
Palavras-chave: | educação. ressocialização. politização. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 4 - Políticas e Práticas na Educação de Jovens e Adultos | |
Estatísticas: | 18 acessos |
8 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!