RESULTADO DE BUSCA
GOSTAR E NÃO GOSTAR: MANIFESTAÇÕES DOS ALUNOS ACERCA DAS ATIVIDADES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor Principal: ANA CLAUDIA MOURA MANDOLINI        Co-autores: Profª Drª. Lílian Aparecida Ferreira
Resumo: Ao longo da vida escolar e social os alunos adquirem um conjunto de conhecimento que muitas vezes transcendem os muros da escola, neste sentido, cabe ao professor auxiliar na organização desses saberes, respeitando assim as trajetórias dos estudantes. Tal organização pode ser iniciada com ações para identificar as manifestações dos alunos acerca do gostar e não gostar das atividades desenvolvidas em aula, informações estas que podem mobilizar a elaboração do planejamento. Desta forma, o objetivo deste estudo foi mapear os interesses dos alunos sobre os conteúdos das aulas de Educação Física. A investigação se orientou pela abordagem qualitativa de pesquisa baseada em um estudo exploratório. As coletas foram realizadas por meio de narrativas escritas, desenhos e manifestações discentes nas rodas de conversas. Os participantes do estudo foram 97 alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental de uma escola pública municipal do interior paulista. Os resultados apontaram que as crianças elegeram o conteúdo jogos e brincadeiras como aquele que mais gostavam. Já sobre o que menos gostavam o mais indicado foi o conteúdo esporte. A escolha destes conteúdos parece estar associada às estratégias lúdicas empreendidas no desenvolvimento dos jogos e brincadeiras e as carências de adaptação da estrutura escolar e dos materiais das aulas. Avaliar o gostar e não gostar dos alunos se mostrou como um recurso valioso para se discutir questões variadas e muito relevantes sobre a escola e a Educação Física.,
Palavras-chave: educação física. planejamento. autonomia.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
6
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO