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A TEMÁTICA INDÍGENA ILUSTRADA: REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS DAS POPULAÇÕES NATIVAS EM LIVROS DIDÁTICOS
Autor Principal: Taís Temporim de Almeida
Resumo: No XIX, quando da necessidade de fundamentação de um novo ideário nacional face à recente Independência, alguns setores, através de lideranças políticas e ideológicas, legitimaram símbolos e associações a um novo Brasil. Assim, ao passo que brancos/europeus foram validados como sinônimos de civilidade e da modernidade requerida ao novo Estado, indígenas e negros foram delegados a papeis subalternizados e esmaecidos da história nacional ao, simplesmente, não serem mencionados como coautores da pátria ou, quando feitos, em posições de sujeitos selvagens, aculturados, escravizados e vitimizados. À vista disso, existe um amplo abismo a ser superado entre esses povos originários e o restante da população brasileira, posto que ainda hoje mesmas mitificações e/ou simplificações, resultantes de 500 anos de inter-relações, são reiteradas pelo senso comum. Desse modo, à luz das benesses da lei 11.645/08, que promove a obrigatoriedade do ensino das temáticas indígenas na educação básica, esse estudo se presta a analisar as representações imagéticas construídas nos livros didáticos acerca dessas populações. Para tanto, reconhece o livro como fonte de ensino e pesquisa intra/extraclasse por alunos e professores, e aqui debate suas potencialidades iconográficas para a evidência nativa, em selecionadas coletâneas do PNLD/História. Destarte, vislumbra reconhecê-las, a partir de seu emprego e diálogo com o lócus em que está, bem como essa se dá perante avanços nos diálogos historiográficos.,
Palavras-chave: ensino de história. livro didático. imagens indígenas.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 9 - Educação, Interculturalidade e Movimentos Sociais

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