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O CURRÍCULO TRIVIUM E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM ENFOQUE PARA A ETNOMATEMÁTICA
Autor Principal: Manoel de Souza Lamim Netto        Co-autores: Renata Cristina Geromel Meneghetti
Resumo: Este trabalho tem por objetivo delinear relações entre as competências específicas de Matemática da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental e os princípios do Programa Etnomatemática, cuja ação pedagógica propicia uma ressignificação curricular a partir da inserção de componentes culturais no currículo. Propõe-se, então, o Currículo Trivium, pautado na Literacia, Materacia e Tecnoracia, e auxiliado pela Modelagem Matemática em sala de aula, para favorecer o aprendizado de uma forma crítica e reflexiva para os alunos, corroborando, desse modo, com as orientações da BNCC. A metodologia de pesquisa seguiu uma análise qualitativa documental, em que foram comparadas as competências a partir de referenciais teóricos. Para isso, uma leitura atenta delas evidenciou verbos e processos cognitivos envolvidos, bem como objetos de conhecimento mobilizados e contextos de aprendizagem relacionados à Etnomodelagem. Conclui-se que o enfoque Etnomatemático aliado à metodologia da Modelagem pode contribuir para o desenvolvimento das oito competências da área de Matemática em sala de aula elencadas na BNCC.,
Palavras-chave: competências. etnomodelagem. ensino de matemática.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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