PRÁTICAS DIALÓGICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES: SALA DE RECURSOS E SALA REGULAR COMUNICAÇÃO NECESSÁRIA | |||
Autor Principal: | Lígia Maria de Almeida Lizeol Co-autores: Stela Cezare do Santo , Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo | ||
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo relatar as práticas pedagógicas realizadas por duas professoras da sala de recursos da rede estadual em um município do interior paulista. Envolve a discussão com os professores das salas regulares sobre o atendimento realizado nas salas de recursos e estabelecimento de um canal de comunicação para o trabalho colaborativo entre professor da educação especial e o da regular para que de fato possamos pensar em uma escola efetivamente inclusiva. A relevância do trabalho é justificada visto a importância do diálogo entre os professores das salas de recursos e professores regulares para a inclusão de pessoas com deficiência e a implementação da adaptação curricular para o público-alvo da educação especial. As reuniões com os professores aconteceram durante o Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPCs)e tiveram como objetivo refletir sobre a legislação da educação inclusiva, conhecer as especificidades das deficiências, possibilidades de adaptação e recursos para minimizar as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos e o compartilhamento de boas práticas pedagógicas no trabalho com este alunado.Esta formação aconteceu em oito instituições de ensino e foi de suma importância para a construção de um trabalho colaborativo e disseminação de uma cultura inclusiva dentro das escolas., | ||
Palavras-chave: | educação inclusiva. trabalho colaborativo. alunos público-alvo da educação especial | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial | |
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