RESSIGNIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DE ESTUDO, UM RELATO SOBRE PSICOLOGIA ESCOLAR. | |||
Autor Principal: | Marcello Augusto Gianfelice Co-autores: Ricardo Eleutério dos Anjos | ||
Resumo: | O presente trabalho disserta sobre uma intervenção feita dentro do estágio em psicologia escolar do curso de Psicologia da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Em um primeiro momento, disserta-se sobre a teoria a qual embasa a atuação no estágio, a psicologia histórico cultural. É dissertado sobre temas centrais, como atividade, estrutura da atividade, humanização, apropriação e objetivação. O trabalho ocorreu com estudantes do ensino fundamental, e a finalidade do mesmo, foi de tornar o motivo da atividade de estudo consciente, de tal maneira a tornar tal atividade consciente para os estudantes, possibilitando um maior engajamento nesta. A metodologia utilizada baseia-se nos pressupostos do Conselho Federal de Psicologia e em outros autores da área. Nos resultados e considerações finais, é pontuado a efetividade da intervenção e as possibilidades de transformações que a atuação do psicólogo escolar pode causar na escola, contudo, também se destaca as dificuldades objetivas que o trabalho pode enfrentar na prática do contexto escolar., | ||
Palavras-chave: | atividade; motivo; sentido | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem | |
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