RESULTADO DE BUSCA
OS IMPACTOS DAS AçõES AFIRMATIVAS NA TRAJETóRIA DE ESTUDANTES NEGROS EGRESSOS DO SISTEMA DE COTAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SãO CARLOS
Autor Principal: Gabriela Cristina Barboza
Resumo: O presente projeto tem como objetivo analisar o impacto das ações afirmativas na trajetória acadêmica e profissional de estudantes negros e negras egressas(os) das políticas afirmativas da Universidade Federal de São Carlos. Visa dar continuidade à pesquisa: Ações Afirmativas: Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da educação das relações étnico-raciais , iniciada em 2014 e finalizada em 2017, em que foram analisados os processos de implementação dos programas de ação afirmativa em cinco instituições federais. O enfoque na proposição aqui delineada se desloca agora para a repercussão das políticas de ação afirmativa no acesso ao mercado de trabalho e os programas de pós-graduação, ou seja, quais têm sido as alternativas de desenvolvimento dos estudantes negros egressos do sistema de cotas? Em que medida as políticas de ações afirmativas alteram a relação mercado de trabalho e desigualdades raciais? A escolha metodológica se dá pela utilização da abordagem qualitativa combinada com a quantitativa. Como resultados parciais a proposta em tela contribui com as pesquisas de avaliação, consolidação e desenvolvimento das ações afirmativas no ensino superior brasileiro e também com as pesquisas que se dediquem ao desenvolvimento de estudantes egressos(as), visando preencher uma lacuna encontrada no campo da pesquisa que se mostra fecundo e que pode jogar luz nas investigações entre acesso e permanência no ensino superior e o combate ao racismo e as desigualdades raciais.,
Palavras-chave: egressos. mercado de trabalho. ações afirmativas.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 9 - Educação, Interculturalidade e Movimentos Sociais

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