RESULTADO DE BUSCA
A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Autor Principal: Érica Estevam        Co-autores: Cláudia Aparecida Valderramas Gomes
Resumo: Projeto de contação e construção de histórias, desenvolvido por estagiárias de psicologia em escolas públicas de Ensino Infantil e Ensino Fundamental I na cidade de Assis (SP), com turmas do Ensino Fundamental I. Os estudantes passam pelo primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental, muitas vezes, sem o domínio necessário da leitura. Assim, baseada na Teoria Histórico-Cultural, que entende o processo de apropriação e objetivação da cultura como essencial para o desenvolvimento do psiquismo humano, a proposta do projeto vai para além de auxiliar o processo de alfabetização dos alunos e da formação de hábitos de leitura. Ela prevê o uso do lúdico e do simbólico como uma ferramenta na atenção às demandas escolares das crianças, e como um auxílio as capacidades de reflexão e de apropriação-objetivação de novos saberes e conteúdos. Sem a realização de uma efetiva formação como leitor, impossibilita-se que o indivíduo exercite plenamente sua cidadania, pois a leitura, como um instrumento que medeia a relação do homem com a realidade, possibilita a ampliação da consciência dos processos históricos e o olhar crítico à sociedade, para que possa intervir e modificá-la.,
Palavras-chave: linguagem. desenvolvimento. teoria histórico-cultural.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
6
acessos
3
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO