A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL | |||
Autor Principal: | Érica Estevam Co-autores: Cláudia Aparecida Valderramas Gomes | ||
Resumo: | Projeto de contação e construção de histórias, desenvolvido por estagiárias de psicologia em escolas públicas de Ensino Infantil e Ensino Fundamental I na cidade de Assis (SP), com turmas do Ensino Fundamental I. Os estudantes passam pelo primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental, muitas vezes, sem o domínio necessário da leitura. Assim, baseada na Teoria Histórico-Cultural, que entende o processo de apropriação e objetivação da cultura como essencial para o desenvolvimento do psiquismo humano, a proposta do projeto vai para além de auxiliar o processo de alfabetização dos alunos e da formação de hábitos de leitura. Ela prevê o uso do lúdico e do simbólico como uma ferramenta na atenção às demandas escolares das crianças, e como um auxílio as capacidades de reflexão e de apropriação-objetivação de novos saberes e conteúdos. Sem a realização de uma efetiva formação como leitor, impossibilita-se que o indivíduo exercite plenamente sua cidadania, pois a leitura, como um instrumento que medeia a relação do homem com a realidade, possibilita a ampliação da consciência dos processos históricos e o olhar crítico à sociedade, para que possa intervir e modificá-la., | ||
Palavras-chave: | linguagem. desenvolvimento. teoria histórico-cultural. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental | |
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