RESULTADO DE BUSCA
ESTáGIO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL ESCOLAR: ATUAçãO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Autor Principal: Felipe Rissato Galan        Co-autores: Cleiton Jose Senem
Resumo: Trata-se de um relato de experiência sobre um estágio de Psicologia Escolar que está sendo desenvolvido em uma de escola estadual do interior do estado de São Paulo. Atuando com duas turmas do Ensino Fundamental referente ao planejamento realizado mediante o mapeamento institucional. As bases científicas que regem os estagiários são a Psicologia Educacional Escolar e a aplicação da Análise do Comportamento. A intervenção está sendo realizada com os alunos do 1º ano A com o foco em habilidades sociais de civilidade e com o 3º ano B de empatia. São utilizados os seguintes procedimentos: role-play, dinâmicas, vídeos, psicoeducação buscando a participação das professoras. Resulta-se, que a turma do 3º ano B está conseguindo executar as atividades conforme o planejado, expressando a cada encontro cada vez mais comportamentos de habilidades sociais de empatia. Estão tendo mais atenção, demonstrando interesse na história dos colegas. Já com o 1º ano A as dificuldades são bem maiores, pois os alunos não param em seus lugares, sobem nas carteiras e desrespeitam os estagiários e a professora. O estágio será desenvolvido até o final do presente ano e pretende contribuir no desenvolvimento de relações sociais com maior civilidade e empatia entre todos os envolvidos. Considera-se que a participação da psicologia escolar junto à comunidade escolar poderá contribuir no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado dos discentes, qualificando as relações sociais de todos.,
Palavras-chave: psicologia escolar educacional. habilidade sociais. ensino-aprendizagem.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
11
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO