RESULTADO DE BUSCA
OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM CASO INFANTIL DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Autor Principal: Victor Henrique Souza Cunha        Co-autores: Danilo S. Nakashima, Lúcia Pereira Leite
Resumo: Por meio da parceria entre o Estágio obrigatório anual Processos de Intervenção: Inclusão Educacional e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Bauru, foi possível estabelecer um campo de atuação em psicologia e educação para avaliação e intervenção de estratégias de cuidado e suporte pedagógico para crianças com deficiência, orientadas pelo paradigma ético-político da inclusão, em especial a inclusão educacional. Apresenta-se aqui parte de um dos trabalhos deste estágio, neste caso, com objetivo de observação de quatro sessões do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e avaliação das intervenções realizadas, com uma criança de 4 anos do sexo feminino com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista em atendimento, a partir do referencial teórico da psicologia histórico cultural, fundamentando atividade posterior de elaboração de novas intervenções. Foi realizado registro das atividades, identificação das potências da participante, identificação das dificuldades/necessidades educacionais especiais, articulação das atividades com a queixa e com as necessidades e apontamentos possíveis para aprimoramento das atividades. Em especial, destaca-se como uma limitação das atividades o difícil estabelecimento de interações e relações sociais, e desenvolve-se a centralidade destas para o desenvolvimento global.,
Palavras-chave: transtorno do espectro autista. atendimento educacional especializado. psicologia histórico cultural.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

Estatísticas:
9
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO