RESULTADO DE BUSCA
A BRINCADEIRA DE PAPEIS: AÇÃO E REFLEXÃ PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA POR MEIO DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Autor Principal: Letícia de Castro Corrêa        Co-autores: Antonio Francisco Marques, Marta de Castro Alves Corrêa
Resumo: O presente trabalho é uma breve síntese de um relato de experiência sobre a intervenção do professor na atividade de brincadeiras de papéis, com crianças de 04 anos de uma turma de Infantil IV, matriculadas no Sistema Municipal de Ensino de Bauru. É consenso entre os teóricos da teoria histórico-cultural de que a brincadeira de papéis é a atividade principal da criança dentro do período pré-escolar, ou seja, a atividade que promove maior desenvolvimento. Porém, para que esse desenvolvimento seja pleno é necessária a atuação de parceiros mais experientes que instiguem esse processo. Destarte, a partir do contato com o produto de uma dissertação de mestrado sobre a temática e apoiada nos pressupostos metodológicos da pedagogia histórico-crítica em relação a atuação do professor para o enriquecimento da brincadeira e consequente aprendizagem da criança, é que se construiu uma sequência didática para a brincadeira de papéis. Busca-se analisar os resultados das intervenções do professor na brincadeira, bem como, no comportamento da criança quanto a complexificação dos papeis desempenhados por ela durante o brincar. O desfecho observado ao final da prática corrobora a importância da intervenção pedagógica no sentido de ampliar o conhecimento da criança na temática escolhida, no caso, “brincadeira de farmácia”.
Palavras-chave: brincadeira de papéis. intervenção. desenvolvimento.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

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