COMPORTAMENTOS INDISCIPLINARES E BULLYING: REFLEXÃO SOBRE A PERSPECTIVA DOS ALUNOS | |||
Autor Principal: | Natalia Co-autores: Flávia Cristina Santiago de Oliveira, Mariana Fachini Esperança , Natália Donegá Lisboa | ||
Resumo: | Os comportamentos de indisciplina e o bullying são considerados pelos professores como uma das principais queixas de comportamentos inadequados no processo de ensinoaprendizagem. No entanto, os professores demonstram dificuldades em compreender tais comportamentos em sala, e aplicam punições para diminuí-los. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo apresentar relato de experiência adquirida no contexto da Psicologia Escolar, cuja atuação buscou entender os comportamentos indisciplinares e de bullying sobre a perspectiva de 33 alunos do oitavo ano de uma escola pública estadual do interior do Estado de São Paulo. Para desenvolvimento das atividades, foram realizadas observações em salas de aula e dinâmicas de grupos de acordo com as demandas levantadas na observação. As atividades grupais possibilitaram a generalização e o entendimento das contingências que mantêm os comportamentos que os professores e os próprios alunos entendiam como inadequados no processo de ensinoaprendizagem. Por meio do trabalho do comportamento empático foi possível ensinar os alunos as consequências dos comportamentos de bullying., | ||
Palavras-chave: | psicologia escolar. práticas psicológicas. processo de ensinoaprendizagem. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental | |
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