RESULTADO DE BUSCA
A VOZ DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR
Autor Principal: Amanda Souza Moraes        Co-autores: Helena Maria dos Santos Felício
Resumo: Este trabalho é parte de uma pesquisa de Mestrado em Educação, que está em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), que intenciona analisar o processo de participação dos professores na construção do currículo escolar. O objetivo principal da pesquisa é analisar a voz do professor na construção do currículo escolar, buscando identificar e compreender como a voz desses professores se constituem enquanto conceito que nos ajuda entender como é a sua participação no processo de concepção e desenvolvimento do currículo escolar. A referente pesquisa está fundamentada em pressupostos da Teoria Crítica do Currículo abordada nas concepções de Apple (2006), Arroyo(2000), Freire (1996), Giroux (1988), Sacristan (2000) e Silva (2003) os quais abordam a participação dos professores no processo de construção do saber, relacionado a construção do currículo escolar. A metodologia está inserida em uma abordagem qualitativa através de uma análise bibliográfica e documental. Os resultados parciais indicam que as estruturas da maior parte das escolas isolam os professores e eliminam as possibilidades de uma tomada de decisões democrática relacionadas a construção do currículo escolar. Concluindo, evidencia-se também que a voz dos professores que ecoam dentro das escolas deveria ser um reflexo da democracia, mas, muitas vezes acaba sendo um instrumento de opressão e imposição. E a participação dos mesmos dentro do processo de construção curricular ainda é um grande desafio para gestores e para os próprios docentes,
Palavras-chave: participação; construção curricular; voz dos professores
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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