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ESCOLA INCLUSIVA E ESCOLA BILÍNGUE: A ÊNFASE NO ENSINO DE LIBRAS
Autor Principal: ELIANA CRISTINA PEDROSO DE OLIVEIRA        Co-autores: Maria Aparecida Ferreira de Paiva , Regiani Aparecida Santos Zacarias
Resumo: O presente trabalho contempla discussões e reflexões em torno da aprendizagem de crianças surdas nas escolas regulares inclusivas e nas escolas bilíngues (Libras/Português) diante do enfrentamento na aquisição da língua materna, ou seja, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) que permeia o processo da aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda Língua (L2) e seu desenvolvimento integral durante a educação básica. Tem como embasamento teórico a mediação pedagógica na perspectiva bilíngue com estudos que subsidiam o desenvolvimento das relações sócio educacionais para o alcance satisfatório nas demais áreas do conhecimento. O processo de aquisição da Libras por crianças surdas, necessita de práticas pedagógicas inclusivas que permitam a acessibilidade linguística e promovam a interação social. A partir de observações constantes em uma escola regular inclusiva do interior do Estado de São Paulo e também com base em trocas de experiências com outros professores surdos e ouvintes atuantes em escolas bilíngues no Estado do Paraná, apontamos, nesse relato, características do ensino de Libras no contexto da escola inclusiva e da escola bilíngue. Destacamos a importância e legitimidade de ambos os contextos e sistemas de ensino da Libras para alunos surdos, para alcançar resultados capazes de contribuir com o desenvolvimento linguístico, cognitivo e social. Ressaltamos, ainda, que ambos promovem a inclusão e asseguram direitos linguísticos, identitários, educacionais e sociais. ,
Palavras-chave: escola bilíngue. escola inclusiva. libras.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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