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EDUCAÇÃO INFANTIL - UM PROJETO DE INTERVENÇÃO DENTRO DO MATERIALISMO SÓCIO-HISTÓRICO
Autor Principal: Priscila Ishiki Barbosa        Co-autores: Amanda Letícia de Morais Espindola
Resumo: Dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID), houve o desenvolvimento e a articulação de um projeto inicial para intervenção em uma escola Municipal de Bauru de Educação Infantil Integral. Devido aos grandes desafios de intencionalidade pedagógica na faixa etária de 1a 3 anos (Berçário e Infantil II), o projeto visa a utilização da Pedagogia Histórico-Crítica e a metodologia dos 5 passos de Gasparin para as atividades propostas, juntamente com o eixo central “O brincar e a Arte” que foi discutido e analisado conjuntamente por todos aqueles que participam do projeto na referente escola. Em cada turma, existem subtemas que dialogam com o eixo central, sendo o tema deste trabalho o desenvolvimento da corporeidade e movimento, coordenação motora, sentidos e autonomia. Este é dirigido pelas bolsistas e está em andamento. A maneira dialética que se propõe o trabalho de intervenção, tem plena sintonia com as propostas de Educação do Município de Bauru, coordenadoras do PIBID, diretoria da escola e os professores(as) da educação infantil. Assim, há o objetivo de demonstrar as ações e as possibilidade da utilização do materialismo histórico-dialético na referente faixa etária que, muitas vezes, tal ação é impossibilitada pela lacuna na formação de professores. Ressalta-se a importância da formação continua das bolsistas, tendo assim bases teóricas na universidade para tais atividades e a relevância do projeto PIBID para a práxis pedagógica e formação de professores.
Palavras-chave: Práxis pedagógica . Educação Infantil. Formação de professores.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

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