CÁLCULO MENTAL: DISCUSSãO TEóRICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |||
Autor Principal: | Luciana Aparecida da Cunha Co-autores: Nelson Antonio Pirola | ||
Resumo: | A matemática faz parte do cotidiano dos alunos, pois todos os dias, em variadas situações as relações matemáticas ocorrem, e ela está presente nas artes, nos esportes, na música etc. Por isso, o conhecimento matemático é uma ferramenta necessária em diversas áreas do conhecimento. Crianças, desde pequenas, são capazes de resolver inúmeros problemas matemáticos, sem utilizar lápis e papel, ou seja, apenas com o cálculo mental ou calcular de cabeça. Este artigo traz uma primeira etapa da pesquisa de Mestrado ainda em desenvolvimento e tem como objetivo discutir alguns princípios relativos ao trabalho com Cálculo mental nos anos iniciais do Ensino Fundamental, levando em consideração as orientações dos documentos oficias e curriculares para o ensino de matemática afim de contribuir com o processo de aprendizagem do ensino de Cálculo mental nas aulas de Matemática. Para esta pesquisa apresentam-se alguns princípios relativos ao trabalho com Cálculo mental nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Autores como Brocardo e Serrazina (2008), Parra (1996), entre outros além dos documentos oficias como PNAIC (2014), BNCC (2017) corroboram para o referencial teórico da pesquisa. , | ||
Palavras-chave: | matemática. cálculo mental. ensino fundamental. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental | |
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