RESULTADO DE BUSCA
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE CONCEPÇÕES SOBRE O QUE É SER PROFESSOR
Autor Principal: Tarciana Pinheiro dos Santos        Co-autores: Jéssica Francine Ferreira da Silva
Resumo: Este trabalho tem como propósito refletir sobre as concepções de licenciandos/as do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sobre o que é ser professor. Foram analisadas narrativas de um fórum de discussões no Ambiente Virtual de Aprendizagem moodle e destacadas palavras chaves dos excertos narrativos que os/as alunos/as desenvolveram ao longo das interações, visando elucidar suas concepções pessoais sobre o que é ser professor. Nesta perspectiva investigativa, justificamos este trabalho a partir das experiências vivenciadas pelas pós-graduandas no estágio docente do Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação Docente (PESCD), ofertado no primeiro semestre de 2018 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. Com o apoio teórico de autores como Regina Tancredi (2009), Carlos Marcelo (2009), dentre outros, consideramos que as discussões realizadas na disciplina por meio dos fóruns no moodle, em sala de aula, na troca compartilhada com as pós-graduandas e professora, permitiram ampliar o acervo de compreensões sobre o que é ser professor e quais as complexidades que envolvem essa profissão, como também, possibilitou uma abertura para que novas concepções sejam construídas.,
Palavras-chave: aprendizagem da docência. identidade docente. formação inicial.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
17
acessos
14
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO