RESULTADO DE BUSCA
O ENSINO DE ASTRONOMIA A PARTIR DE UMA NARRATIVA MÍTICA: ANÁLISE DE UMA AULA SOBRE ECLIPSE PROPOSTA NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA UFLA
Autor Principal: JESSIANE LOPES        Co-autores: JÚLIA ANGELI DA SILVA, LAISE VIEIRA GONÇALVES, ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR
Resumo: Nesse trabalho será analisada uma proposta de aula para o ensino fundamental que buscou discutir o Eclipse a partir da visão mítica junto aos estudantes da disciplina de Metodologia de Ensino de Ciências ministrada no 3º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras-MG. A proposta da disciplina consistiu em elaborar uma aula por meio de metodologias não expositivas bem como estabelecer um diálogo entre o conhecimento científico e o conhecimento elaborado por diversas culturas como, por exemplo, a cultura indígena. Os estudantes avaliaram a aula e as falas foram analisadas por meio da análise de categorias. Por meio da fala dos participantes foi possível perceber que os mesmos se interessaram e se envolveram bastante, principalmente devido à utilização do teatro como metodologia de ensino. A partir da análise foi possível perceber que a utilização de metodologias alternativas não expositivas, bem como o diálogo com a cultura e a arte pode contribuir para o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas, prazerosas e interativas. Assim, podemos destacar que a aula desenvolvida conseguiu alcançar os objetivos propostos e se mostrou uma forma interessante para a construção do conhecimento referente ao tema Eclipse na formação de professores.,
Palavras-chave: formação inicial de professores. metodologias de ensino. eclipse.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
16
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO