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MISSÕES JESUÍTICAS E A HISTÓRIA DA RESISTÊNCIA INDÍGENA: PRÁTICA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.
Autor Principal: Pollyana Cristina Alves Cardoso        Co-autores: Laíse Vieira Gonçalves, Antônio Fernandes Nascimento Junior
Resumo: Durante muito tempo, os cursos de licenciatura no Brasil ficaram focados, principalmente, na sistematização das questões burocráticas e curriculares dos mesmos, deixando à margem a transversalidade e interdisciplinaridade dos conteúdos. Diante disso, é preciso que haja momentos nessa formação que estimule o senso crítico e reflexivo dos estudantes. Além de práticas que façam o diálogo entre os conteúdos sistematizados e as questões que permeiam a sociedade. Uma das questões que devem ser conhecidas é a história de formação do Brasil, sobre a apropriação de terras indígenas, que nesse caso, pode ser contextualizada com o ensino de Bioma. Nessa perspectiva, no ano de 2018, ocorreu na Universidade Federal de Lavras um minicurso na ocasião de formação inicial de professores. O boço da prática foi fazer um diálogo entre o ensino do bioma Mata Atlântica e a história das apropriações de terras indígenas e as missões jesuíticas durante a guerra guaranítica. Ao final do minicurso os alunos tiveram que responder uma questão que depois foi analisada e categorizada. A partir das 21 avaliações, foi possível elencar 2 categorias principais, sendo elas Importância da História e Práticas educativas . Diante disso, este trabalho relata a prática e analisa as contribuições da mesma para a formação inicial de professores.,
Palavras-chave: formação inicial de professores. prática educativa. história indígena.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

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