O POTENCIAL COMUNICATIVO E EDUCACIONAL DO JORNAL FATOS DA RUA | |||
Autor Principal: | Brunna Dalla Dea Vatiero Co-autores: Ana Adelia Pereira Santana, Daiane Aparecida Prudente de Tadeu, Jaqueline Neves Bueno, Julia Maria Bergamaschi Ramon | ||
Resumo: | Este trabalho aborda a importância da comunicação comunitária e do potencial educativo para a produção de um jornal feito em conjunto com pessoas que estiveram ou estão em situação de rua, e estudantes de jornalismo. Autores como Freire (1977), Peruzzo (2006), Paiva (2006) e Kaplún (1985) compreendem a comunicação, o jornalismo e a educação a partir de uma perspectiva de construção da autonomia, autoestima e um potencial organizacional, visando a formação cidadã. Por meio da metodologia participante, a atuação mútua dos integrantes julga-se essencial para o desenvolvimento do projeto, o qual aproxima a teoria da prática, utilizando o jornal enquanto prática de liberdade e conscientização, mas forjado com eles e não para eles. O Jornal Fatos da Rua, enquanto meio de comunicação alternativo, tem como objetivo romper desde a espetacularização à frágil capacidade interpretativa das informações, conceber olhares inclusivos sobre as coletividades, a partir da produção de conteúdos próprios da população de rua, e, assim, mostrar a realidade que Bauru não vê. , | ||
Palavras-chave: | comunicação comunitária; comunicação e educação; jornal fatos da rua. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 9 - Educação, Interculturalidade e Movimentos Sociais | |
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