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PROJETO "EDUCANDO PARA A CIDADANIA" COMO EXPERIêNCIA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA EM ESPAçO NãO FORMAL
Autor Principal: Karen Franco de Godoi Cardoso        Co-autores: Joel Sviercoski Lima, João de Sousa de Almeida Diogo Cardoso, José Fernando Barbieri
Resumo: O ensino das disciplinas escolares em espaços não-formais é relevante para levantar reflexões e aprendizagens até então não-observáveis pelos alunos na disciplina de sociologia. Essa abordagem, pouco explorada no ensino de sociologia leva a novos caminhos e espaços para discutir a aprendizagem nessa disciplina. O objetivo do presente trabalho foi utilizar a escola do legislativo da Câmara Municipal de Jaú/SP como um espaço para educação não formal, por contribuir para a produção do saber na medida em que atua no campo no qual os indivíduos atuam como cidadãos, pois ela consegue unir as ideias produzidas pelo compartilhamento de experiências e produz conhecimento pela reflexão. Para tal, foi realizado um projeto com 5 etapas intitulado Educando para a Cidadania durante o último trimestre de 2018 com 33 alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual, localizada em área urbana do município de Jaú/SP. Para avaliar a contribuição das atividades para aprendizagem dos alunos, foi realizada a aplicação de uma avaliação na última etapa do projeto para observar as percepções dos estudantes acerca do tema, bem como avaliar a contribuição das atividades realizadas na aprendizagem. A utilização de um espaço não formal como ferramenta de aprendizagem para as aulas de sociologia, favoreceu a reflexão crítica dos alunos acerca do tema e a sua aplicação na sociedade e no contexto escolar, estimulando um maior interesse sobre a importância de conhecer o assunto abordado no projeto. ,
Palavras-chave: projetos, ensino de sociologia, espaço não formal
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

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