A INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE MATERNA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS UTILIZADAS | |||
Autor Principal: | Gabriela Aparecida Silva Co-autores: Marcela Oliveira Pessoa, Juliana Aparecida Martini | ||
Resumo: | É fato que as práticas parentais assumem papel importante no desenvolvimento emocional da criança; a escolaridade dos pais, assim como outras variáveis, como história de vida, influencia a forma de educação que os pais estabelecem na criação dos filhos, e muitos programas institucionais procuram métodos que diminuam a ocorrência de violência na vida das crianças. As teorias enfatizam a interferência do meio no intercurso dos hábitos diários e na delimitação de métodos e técnicas de disciplina, mas até onde vai essa interferência. Assim, a partir da análise inferencial dos dados, em um corte transversal, junto a 29 mães participantes do programa do Viva Leite em um município do interior, foram utilizados dois questionários autoaplicados de Estilos Parentais e Comportamento Parental, com 11 e 10 questões respectivamente, que compõe a Avaliação do Programa ACT - Para Educar Crianças em Ambiente Seguros. Os resultados mostraram que não há diferenças significativas, porém, as mães com mais de 8 anos de escolaridade demonstraram melhores práticas e melhor comportamental parental em comparação com mães com até 8 anos de escolaridade. A escolaridade da mãe demonstra ser um bom recurso suportivo para práticas educacionais adequadas, que não utilizam violência. , | ||
Palavras-chave: | práticas parentais. escolaridade materna. educação. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem | |
Estatísticas: | 7 acessos |
5 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!