EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O SANEAMENTO BÁSICO: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | |||
Autor Principal: | Ana Paula Biondo Lhamas Co-autores: Carolina Borghi Mendes | ||
Resumo: | O saneamento básico, no Brasil, é entendido como um serviço e um direito que repercute na saúde pública. A população deveria cobrar e fiscalizar os serviços prestados, mas isso ainda não ocorre efetivamente pela dificuldade em compreender o meio onde vivem. Neste sentido, o saneamento básico pode ser articulado à Educação Ambiental (EA) Crítica, pois esta considera que a problemática socioambiental não pode ser separada da realidade concreta, colocando-se comprometida com a transformação social como necessidade para a superação da crise ambiental. Por isso, nos propusemos a buscar informações sobre as instituições responsáveis pelo saneamento básico de Jacarezinho-PR e de municípios do entorno e sobre a compreensão da população sobre os serviços, como componentes de uma Iniciação Científica na Universidade Estadual do Norte do Paraná, campi Jacarezinho (UENP-CJ), ainda em andamento. Neste trabalho apresentaremos uma pequena amostra dos dados coletados que consistiu na aplicação de questionários para 80 discentes do curso de Ciências Biológicas da UENP-CJ, com o objetivo de realizar um levantamento sobre a compreensão que os estudantes têm sobre saneamento básico, já que residem em municípios selecionados para a Iniciação Científica. , | ||
Palavras-chave: | saneamento básico. educação ambiental crítica. iniciação científica. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio | |
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