RESULTADO DE BUSCA
PROPOSTA INTERVENÇÃO DIDÁTICA SOBRE IDENTIDADE E RACISMO
Autor Principal: Rodrigo Leonardo Offerni
Resumo: O presente trabalho apresenta uma intervenção didática, desenvolvida em onze aulas de história, num sétimo ano do Ensino Fundamental II, em uma escola pública do interior de São Paulo, marcado por recorrentes episódios de racismo que incomodavam algumas alunas e alunos. Recorrendo à Teoria da Atividade e às contribuições de autores como Leontiev e Davidov; aos conceitos de identidade, racismo e estereótipo a partir da perspectiva cultural de Stuart Hall; e a uma abordagem sociológica destas temáticas entre a juventude pela perspectiva de Dayrrel, intencionou-se a superação de clichês raciais que permeiam o cotidiano escolar. Além disso, as atividades planejadas procuravam, em todas as oportunidades, problematizar o senso comum imperante, que dissimula práticas racistas através de discursos meritocráticos inculcados e reproduzidos nas escolas. Reverberados por estudantes, professores e gestores, clichês racistas, revisionismos e relativismos históricos, ao serem incorporados por estudantes, suscitam uma identidade negativa entre alunas e alunos afrodescendentes, ao mesmo tempo que reforçam o caráter sectário de quem deles se utiliza para reforçar processos socias de exclusão. Dispondo de recursos imagéticos projetados como slides, videos curtos, documentos primários como propagandas racistas de diferentes épocas, aulas expositivas dialogadas e atividades de pesquisa em grupo, a sequência extrapolou as paredes da sala de aula, chegando aos debates de ATPC. ,
Palavras-chave: identidade. racismo. teoria da atividade.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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