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O PAPEL PARTICIPATIVO DE EDUCADORES NA GESTãO ESCOLAR E A DEMOCRATIZAçãO DO SABER: O APONTAMENTO DE ATITUDES ASSERTIVAS PAUTADAS NO PROJETO POLíTICO PEDAGóGICO.
Autor Principal: Adrieli Cristina Carnietto        Co-autores: Euridice da Conceição Tobias
Resumo: O gerenciamento escolar público passou por diversas fases que eram compatíveis com a realidade governamental de cada época. A visão democrática da gestão escolar surgiu com a com a Constituição de 1988 e a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a gestão da educação brasileira passou a ser pautada em ações democráticas e participativas, onde todos os agentes formadores do ambiente escolar possam opinar e colaborar no seu desenvolvimento. Assim sendo, a gestão da escola se consolida na partilha por diversos segmentos da comunidade, descentralizando as ações administrativas no interior das unidades escolares. Esta colaboração pode ser apresentada mediante a participação dos educadores na elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), no envolvimento da comunidade local e escolar em seus Conselhos e na atuação dos educandos junto aos grêmios estudantis. O trabalho em questão irá analisar a organização de uma escola, com o objetivo de pontuar se o processo democrático da gestão participativa ocorre nesta instituição, e, a maneira como é recebido por sua comunidade e seu quadro funcional.,
Palavras-chave: gestão escolar. educação. gestão democrática
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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