RESULTADO DE BUSCA
ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM ESTUDO SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Autor Principal: MARIA LUIZA ZAPATER LEITE
Resumo: O atual Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências (UNESP, Bauru SP), tem como objetivo do estágio curricular supervisionado o aprofundamento dos estudos interdisciplinares e de natureza teórico-prática, articulando conhecimentos adquiridos nas demais disciplinas do curso em torno de projetos de análise e de intervenção escolar. Diante disso, indaga-se: Os objetivos principais e específicos do estágio são atingidos com sucesso? Qual a importância da realização do estágio para a formação dos professores? O estágio curricular supervisionado prepara para a prática pedagógica? Qual a visão dos alunos do curso a respeito do estágio? Essas e outras questões emergiram, pois incidem diretamente no contexto da sala de aula e na prática do professor. Desta forma, o objetivo geral da pesquisa em andamento é analisar criticamente o estágio curricular supervisionado na formação do pedagogo do referido curso de Pedagogia. São, portanto, etapas do trabalho: 1) revisão da literatura sobre estágio curricular supervisionado, formação de professores, o currículo do curso de Pedagogia; 2) entrevista semiestruturada com dois alunos de cada estágio curricular supervisionado do curso; 3) descrição e categorização dos dados; 4) análise e interpretação dos resultados. Acreditamos que estudos dessa natureza contribuem para reflexão e análise crítica da articulação necessária entre o currículo oficial e a prática pedagógica de professores recém-formados. ,
Palavras-chave: estágio curricular supervisionado. pedagogia. formação inicial de professores.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
10
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO