RESULTADO DE BUSCA
ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO DO TEMA TERMOLOGIA NO ENSINO MÉDIO COM A UTILIZAÇÃO DE FOTONOVELAS
Autor Principal: ADRIANA OLIVEIRA BERNARDES
Resumo: Sabemos que a elaboração de recursos para o ensino de Física é importante por vários motivos, o principal é poder oferecer aos alunos recursos além da famosa e criticada, aula expositiva, que é o recurso mais comum utilizado pelos professores. Outros recursos didáticos poderão, além de colaborar efetivamente para o aprendizado do aluno, possibilitar ao mesmo o entendimento de que Física é mais do que a resolução de problemas através de fórmulas matemáticas e que o sentido em se aprender Física é a compreensão de variados fenômenos físicos presentes no nosso dia a dia. Muitos fenômenos são da área de Termologia, parte da Física que estuda o calor e que foi tema das fotonovelas elaboradas pelos alunos e que foram utilizadas na sequência didática apresentada neste trabalho. Em relação às fotonovelas estas podem ser consideradas recursos lúdicos, já que com ela o aluno aprende por um processo não maçante. Consideramos que as mesmas oportunizam o aluno à: pesquisa e leitura, contato com novas tecnologias e formas de apresentação ao público, além de um aprendizado de forma descontraída. Neste trabalho elaborarmos uma sequência didática com três etapas, na qual, utilizamos as fotonovelas para introdução em sala de aula de conceitos básicos de termologia como: calor, temperatura, condução, convecção, irradiação, entre outros. O questionário aplicado aos alunos após a aula mostra que o recurso é bem aceito pelos alunos.,
Palavras-chave: fotonovelas no ensino de física, ensino de física, sequência didática,
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
16
acessos
13
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO