RESULTADO DE BUSCA
EDUCAÇÃO FISICA NA ESCOLA E O TÊNIS DE CAMPO: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS.
Autor Principal: Flavio Henrique Lara da Silveira Zaghi        Co-autores: Cristiane Pereira de Souza Francisco, Fernando Donizete Alves
Resumo: Este trabalho é um relato de experiência referente a prática pedagógica na educação básica, especificadamente no componente curricular Educação Física.É sabido, que no campo da educação física, ainda se depara com aulas puramente técnicas, onde a prática pela prática é recorrente e muitas vezes o processo de formação dos alunos é marginalizado em virtude da pedagogia tecnicista. Dessa forma, se propôs planejar os conteúdos de forma coletiva, com a participação do professor e dos alunos, cujo intuito era conhecer novas práticas corporais. A participação dos alunos no processo de escolha dos conteúdos contribui para uma mudança na forma de conceber a aprendizagem dos movimentos técnicos, favorecendo a ampliação dos conhecimentos atitudinais e conceituais, não enfatizando exclusivamente os procedimentais. Foram 12 aulas de educação física ao longo de um bimestre letivo de uma escola pública na cidade de Passos (MG). Os alunos pertenciam ao 9ª ano do ensino fundamental. O conteúdo ministrado ao longo dessas aulas foi o tênis de campo. Para a escolha desse tema, foi apresentado um quadro para os alunos, com as possibilidades de conteúdos, e de forma coletiva, os mesmos indicaram a curiosidade de se conhecer esta prática corporal. Como resultado, pode-se observar o aumento da participação e do interesse pelo conteúdo e pelas aulas.,
Palavras-chave: educação física; escola; tênis de campo.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
9
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO