RESULTADO DE BUSCA
ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE A CIÊNCIA E A CULTURA INDÍGENA
Autor Principal: GABRIEL BATISTA AMARAL        Co-autores: RAYANNE LAYS SANT ANA MERLO, LAISE VIEIRA GONÇALVES, ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR
Resumo: Nesse trabalho será analisada uma proposta de aula para o ensino fundamental que buscou discutir a Origem do Universo a partir da visão científica e da visão mítica junto aos estudantes da disciplina de Metodologia de Ensino de Ciências ministrada no 3º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras-MG. A proposta da disciplina consistiu em elaborar uma aula por meio de metodologias não expositivas bem como estabelecer um diálogo entre o conhecimento científico e o conhecimento elaborado por diversas culturas como, por exemplo, a cultura indígena. Os estudantes avaliaram a aula e as falas foram analisadas por meio da análise de categorias. Por meio da fala dos participantes foi possível perceber que os mesmos se interessaram e se envolveram bastante, principalmente devido à utilização do teatro como metodologia de ensino. Assim, podemos destacar que a aula desenvolvida conseguiu alcançar os objetivos propostos e se mostrou uma forma interessante para a construção do conhecimento referente ao tema Origem do Universo.,
Palavras-chave: formação inicial de professores. metodologias de ensino. origem do universo.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
17
acessos
10
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO