ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE A CIÊNCIA E A CULTURA INDÍGENA | |||
Autor Principal: | GABRIEL BATISTA AMARAL Co-autores: RAYANNE LAYS SANT ANA MERLO, LAISE VIEIRA GONÇALVES, ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR | ||
Resumo: | Nesse trabalho será analisada uma proposta de aula para o ensino fundamental que buscou discutir a Origem do Universo a partir da visão científica e da visão mítica junto aos estudantes da disciplina de Metodologia de Ensino de Ciências ministrada no 3º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras-MG. A proposta da disciplina consistiu em elaborar uma aula por meio de metodologias não expositivas bem como estabelecer um diálogo entre o conhecimento científico e o conhecimento elaborado por diversas culturas como, por exemplo, a cultura indígena. Os estudantes avaliaram a aula e as falas foram analisadas por meio da análise de categorias. Por meio da fala dos participantes foi possível perceber que os mesmos se interessaram e se envolveram bastante, principalmente devido à utilização do teatro como metodologia de ensino. Assim, podemos destacar que a aula desenvolvida conseguiu alcançar os objetivos propostos e se mostrou uma forma interessante para a construção do conhecimento referente ao tema Origem do Universo., | ||
Palavras-chave: | formação inicial de professores. metodologias de ensino. origem do universo. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada | |
Estatísticas: | 17 acessos |
10 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!