RESULTADO DE BUSCA
INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: QUANDO A CAUSA É MAIOR QUE AS FRONTEIRAS
Autor Principal: SILVIA REGINA VIEIRA DA SILVA        Co-autores: Fernanda Cátia Bozelli, Márcio Antonio Bazani
Resumo: Neste relato de experiência serão compartilhadas vivências relacionadas ao desenvolvimento de um projeto de ensino envolvendo alunos ingressantes nos cursos de Licenciatura em Física e Engenharia Mecânica, da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira/UNESP. O referido projeto está relacionado à inovação curricular e reconceituação de ambientes de aprendizagem. Para tanto foram qualificadas algumas ações, consideradas inovadoras, como objeto de trabalho: a redução da evasão e da retenção, bem como a integração entre cursos do mesmo câmpus. Até o momento foram realizadas diversas reuniões da equipe, levantamentos diagnósticos relacionados à matemática básica, constituição de uma sala inteligente , atividade cultural e oferecimento de monitorias. Podemos afirmar que, antes mesmo do projeto ser apreciado, ficou evidente a dificuldade em reunir pessoas em torno de um objeto de trabalho coletivo. E, depois de aprovado, e em desenvolvimento, a primeira inovação: reunir pessoas vinculadas a cursos de naturezas tão distintas e, que no momento, enfrentam problemas comuns. Como resultado destacamos que ações como esta demandam bastante tempo dos envolvidos e que todos os agentes precisam estar falando a mesma língua , precisam estar em prol do mesmo objetivo. Romper com as estruturas vigentes, com as concepções enraizadas, com individualismos, com relações interpessoais não tem sido uma tarefa fácil para a equipe, mas esta vem se mostrando forte e decidida a movimentar esse cenário.,
Palavras-chave: evasão. retenção. metodologia de ensino.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior

Estatísticas:
10
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO