RESULTADO DE BUSCA
FORMAçãO E TRABALHO DOCENTE: EM BUSCA DA FILOSOFIA DA PRáXIS
Autor Principal: Rafael Fernando da Costa        Co-autores: Heloisa Helena Oliveira de Azevedo
Resumo: A presente pesquisa enfoca a temática da formação e do trabalho de professores a fim de analisar as concepções teórico-filosóficas que fundamentam a formação docente e sua reverberação na construção da consciência crítica do professor e as implicações em sua prática. O objetivo da pesquisa é analisar as concepções que o professor tem acerca de sua profissão e o impacto destas concepções na sua atuação profissional. Nosso objeto de estudo é a prática do professor e a compreensão teórico-filosófica que ele tem sobre a profissão, ou seja, a compreensão do que ele faz, como faz e porque faz. O problema de pesquisa versa sobre o seguinte questionamento: quais as implicações teórico-práticas da compreensão do professor sobre sua profissão? Nosso campo de pesquisa é uma escola da rede estadual (SP) de educação pública, sendo que nossos sujeitos são os professores que atuam no ensino médio nesta referida escola. Nossa opção teórico-metodológica fundamenta-se no materialismo histórico-dialético e busca compreender o nexo existente entre a estrutura e a superestrutura, ou seja, a realidade de forma dinâmica e complexa, no qual as contradições são o motor da história. Os procedimentos desenvolvidos para a produção do material empírico são a entrevista semiestruturada e a autoconfrontação. ,
Palavras-chave: formação de professores. trabalho docente. filosofia da práxis.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

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