RESULTADO DE BUSCA
REFLEXÕES SOBRE JOGOS E POLÍTICAS NEOLIBERAIS NA EDUCAÇÃO
Autor Principal: Talita de Almeida Tsukahara Gomes        Co-autores: Prof.ª Dr.ª Luciene Ferreira da Silva
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar o desenvolvimento do jogo nas aulas do Ensino Fundamental I, mais especificamente nas turmas dos quartos anos de escolas municipais de uma cidade do Sudoeste Paulista e se essa prática contribui ou não no desenvolvimento humano em tempos de neoliberalismo na educação. Os jogos e as brincadeiras aparecem em alguns momentos e planejamentos de aulas, porém em sua maioria nas aulas de Educação Física ou caracterizando-se apenas como um instrumento para alcançar-se a aprendizagem de outros conteúdos, o que demonstra a desvalorização do jogo, bem como o desconhecimento sobre a sua essência e o quanto essa experiência pode ser rica e transformadora. Por meio de observação participante pesquisa-se o conhecimento sobre os jogos e a cultura de brincar. Portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com alunos de quatro diferentes escolas, das quais o pesquisador passa a fazer parte do contexto em que o aluno se encontra. Encontra-se na fase de coleta de dados, sendo possível, apenas, uma divulgação de resultados parciais. ,
Palavras-chave: ensino. jogo. sociedade.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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