RESULTADO DE BUSCA
FUNDAMENTOS BÁSICOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE TEÓRICA
Autor Principal: Beatriz Fernanda Rodrigues        Co-autores: Prof.ª Dr.ª Ana Maria Klein
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar os fundamentos das metodologias ativas de aprendizagem, destacando cinco princípios gerais que as fundamentam: aluno, autonomia, problematização da realidade, trabalho em equipe e professor. Esses pressupostos, atrelados à pesquisa na escola, são a base filosófica dos métodos ativos. A presente pesquisa caracteriza-se de forma qualitativa, cujos objetivos são exploratórios e a técnica utilizada é a pesquisa bibliográfica. Originadas na necessidade de novas relações com a condução do conhecimento, as metodologias ativas expressam um caráter inovador no ensino e, desta forma, suas fontes teóricas de embasamento perpassam pela qualidade formativa do indivíduo que está no centro do processo educativo ativo: o aluno. Em conclusão, a dinamicidade presente nos pressupostos de autonomia, problematização da realidade e o trabalho em equipe influem diretamente na formação crítica e reflexiva dos atores sociais dos processos educativos: aluno e professor. Desta forma, temos um sobressalto da relevância da formação qualitativa presente nos métodos ativos, em detrimento da formação passiva dos métodos tradicionais.,
Palavras-chave: metodologia de ensino. metodologias ativas de aprendizagem. ensino e aprendizagem.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
12
acessos
10
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO