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MENINAS NEGRAS: A CONSTRUçãO DE UMA IDENTIDADE éTNICO-RACIAL E O PAPEL DA ESCOLA
Autor Principal: Juliana dos Santos Costa        Co-autores: Ana Maria Klein
Resumo: A pesquisa propõe a discussão sobre a construção da identidade étnico-racial positiva de meninas negras por meio de seu empoderamento no ambiente da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de um estudo que embasa uma dissertação de mestrado e está em estágio inicial de desenvolvimento. A metodologia para abordar o problema é qualitativa e as técnicas utilizadas são pesquisa bibliográfica e documental. Neste trabalho justificamos a importância de se empoderar meninas negras ante o quadro que configura a condição da mulher negra no Brasil, caracterizando um grupo social que apesar de numeroso, sofre dupla exclusão por sua cor e gênero, apontando para a interseccionalidade do tema. Um dos caminhos para a superação desta situação é a construção de uma identidade positiva o que nos leva ao exame da literatura sobre educação de meninas negras enfatizando o papel da escola como um espaço que proporciona a convivência com o outro e que viabiliza a construção de relações éticas entre os indivíduos e consequentemente a reflexão sobre racismo.,
Palavras-chave: meninas negras, identidade étnica-racial, empoderamento
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 9 - Educação, Interculturalidade e Movimentos Sociais

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