RESULTADO DE BUSCA
AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A AÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR ALFABETIZADOR
Autor Principal: PATRICIA LUCIA VOSGRAU DE FREITAS        Co-autores: Gisele Salete Pinto Marques
Resumo: O presente trabalho é um recorte de um trabalho de conclusão de curso em andamento, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com o objetivo de ressaltar as contribuições da teoria histórico-cultural para os professores alfabetizadores, especificamente com os aportes de seu precursor Lev Semenovich Vygotsky, com conceitos da relação entre pensamento e linguagem e zona de desenvolvimento proximal. Na perspectiva da alfabetização e do letramento, o texto apresenta conceitos de Magda Soares, para tratar dos equívocos em torno da temática, e também discute a escolha dos métodos de alfabetização. O estudo procura fazer uma analise epistemológica dos conceitos trabalhados, com futura participação de professores alfabetizadores por meio de questionário que abordará três dimensões do trabalho docente, planejamento, efetivação e avaliação das práticas alfabetizadoras. Partimos da hipótese de que a alfabetização em uma perspectiva de letramento, não é uma ação linear, entre um momento de reflexão e outro de prática, mais sim de ações paralelas em que a partir de textos escritos e lidos em situações de uso social, as crianças aprendam a codificar e a decodificar os símbolos, por isso a mediação qualificada do professor é tão importante nesta fase inicial da alfabetização. ,
Palavras-chave: alfabetização. letramento. histórico-cultural
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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