RESULTADO DE BUSCA
TIPOS DE PERSONALIDADE, TEMPERAMENTOS E ESTILOS DE APRENDIZAGEM: PROPOSIçõES PARA O ENSINO DE MEDICINA
Autor Principal: Gabriel Takeshi Orikasa        Co-autores: Diego Matheus de Melo, Alessandra Mazzo, Gerson Alves Pereira Júnior, Luís Carlos Passarini
Resumo: Os classificadores de tipos psicológicos baseados na Teoria Tipos de Carl Jung se tornaram ferramentas importantes para o autoconhecimento das pessoas e para ajudá-las a compreender e respeitar seus semelhantes. Tem-se discutido sobre a influência do tipo de personalidade e os estilos de aprendizagem no processo de ensino. Levando em consideração que o novo curso de Medicina da USP-Bauru baseia-se em metodologias ativas, o presente trabalho tem como objetivo principal avaliar como o ensino de Medicina pode se beneficiar do reconhecimento dos tipos de personalidade e estilos de aprendizagem dos estudantes. A amostra foi composta por 60 alunos de graduação do curso de medicina, que preencheram 2 questionários: Classificador de Temperamentos de Keirsey 2, direcionado para a identificação dos tipos de personalidade, e o VARK, para a identificação dos estilos ou preferências de aprendizagem. Essa turma, em geral, é caracterizada pelo tipo ISFJ, que não se interessa pelos detalhes técnicos, levando a considerar que o melhor estilo de aprendizagem é a experiência prática. Os participantes da pesquisa com tal personalidade apresentaram altas notas médias ponderadas no curso, sugerindo resultado positivo com as metodologias ativas. Assim, considera-se que aulas que induzem a problematização e participação ativa dos alunos serão mais eficientes para esta turma.,
Palavras-chave: aprendizagem. ensino. metodologias ativas.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
11
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO