ORLANDO: A ESCOLA RURAL E A EDUCAÇÃO NO CAMPO ATRAVÉS DE NARRATIVAS | |||
Autor Principal: | Reinaldo Donizete de Oliveira Co-autores: Maria Edneia Martins Salandim | ||
Resumo: | O objetivo desse artigo é apresentar ideias sobre o desenvolvimento de uma tese de doutorado com o interesse de tecer compreensões sobre a educação rural no Estado de São Paulo ao longo dos últimos 50 anos, ao escrever uma história de uma escola rural: A Escola Estadual Orlando Quagliato. Fundada em 1965 como grupo escolar, dentro de uma usina que produz álcool e cana de açúcar, em uma fazenda no Município de Ourinhos-SP, é uma das poucas escolas rurais ainda existentes no Estado. Utilizamos a História Oral como metodologia para a constituição de narrativas, a partir de entrevistas com professores, alunos, funcionários, gestores e pessoas da comunidade envolvidas com essa escola. Também estamos consultando e estudando documentos relativos a essa escola e que estão arquivadas e disponíveis tanto na Diretoria de Ensino, quanto na própria escola. Justificamos essa pesquisa no campo da História Educação Matemática por ser um espaço no qual professores de Matemática também atuam. , | ||
Palavras-chave: | história oral; educação matemática; escola rural. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 9 - Educação, Interculturalidade e Movimentos Sociais | |
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