ESTESIA: CONHECER A SI PARA ENTENDER O OUTRO - PROJETO PARA OS QUINTOS ANOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE BAURU | |||
Autor Principal: | BRUNA RAPUSSI Co-autores: JOSÉ LUCAS BONESSO BOTAN, AMANDA RESSINETTE DE BARROS, THAÍS CRISTINA RODRIGUES TEZANI, MARIA DO CARMO MONTEIRO KOBAYASHI | ||
Resumo: | Este projeto tem como objetivo principal proporcionar que os alunos dos quintos anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual de Bauru se atentem para as relações com os outros e consigo próprio, considerando o ser humano como um ser integral, de corpo e mente e razão e emoção. Em suma, nossas relações e identidade se constituem com os nossos corpos, dada a percepção sensível com os elementos, porém, o lugar do corpo dentro da instituição escolar é entendido como instrumento, uma ferramenta para as práticas educativas. Vale-se pontuar que o desenvolvimento moral perante as relações se dão a partir dos conflitos cognitivos. Assim, se nossa relação como um ser de corpo e mente não dialoga com as nossas próprias percepções e conflitos, constituímos uma defasagem na consciência moral e, por sua vez, na autonomia e sociabilidade do indivíduo. Assim, a estesia se torna chave para este projeto a fim de possibilitar considerar o ser humano uno, integral e indissociável a partir da corporeidade e da arte-educação., | ||
Palavras-chave: | arte-educação. corporeidade. inter-relações. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental | |
Estatísticas: | 18 acessos |
13 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!