RESULTADO DE BUSCA
SER / FORMAR PROFESSORES: CONCEPÇÕES EM UMA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA EDUCAÇÃO
Autor Principal: Edson Luis Rezende Junior        Co-autores: Julia Caldas, Rozana Aparecida Lopes Messias
Resumo: Esse trabalho surge a partir da disciplina de Introdução aos Estudos da Educação ofertada aos ingressantes do curso de Ciências Biológicas da UNESP-Assis, durante o segundo semestre de 2018. Sabemos que com o decorrer dos anos, o papel do professor na sociedade brasileira sofreu metamorfoses constantes de acordo com fatores sociais. Tendo isso em vista, nosso objetivo é identificar qual a concepção de professor presente na disciplina e discutir seu papel para a formação dos alunos ingressantes num curso de licenciatura e/ou na escolha pela área docente em cursos que ofertem dupla habilitação. Como metodologia adotamos a pesquisa bibliográfica com o intuito de elencar os trabalhos utilizados em sala de aula, especificamente, os que se referem à formação e identidade de professores, uma vez que, estes corroboram com nosso objetivo. Como resultados apresentamos as discussões acerca das concepções de professores em duas categorias (a) aquele que constrói situações de aprendizagem e (b) aquele que transfere conhecimentos socialmente compartilhados. Por fim, apresentamos as conclusões, um apêndice sobre os eixos e conteúdos trabalhados na disciplina e as referências utilizadas neste trabalho.,
Palavras-chave: introdução aos estudos da educação; ser professor; concepção de professor;
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
13
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO