RESULTADO DE BUSCA
A TIMIDEZ NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO COMO FORMA DE INTERVENÇÃO
Autor Principal: Fernanda Nogueira de Souza        Co-autores: Andreia Cristiane Silva Wiezzel
Resumo: Durante o período escolar, algumas crianças podem apresentar a timidez. Esta, muitas vezes passa despercebida na escola, pois as crianças com tais traços não prejudicam o desenvolvimento da sala de aula, além de não chamar a atenção. Porém, a timidez excessiva pode prejudicar o futuro e o progresso saudável das crianças, causando dificuldade nas relações interpessoais, interferindo na autoestima podendo ainda dificultar o desenvolvimento emocional saudável. Neste contexto, esta pesquisa é um estudo de caso, que se baseia na teoria de Winnicott, mostrando, por meio do lúdico, a possibilidade de as crianças com características de timidez elaborarem seus conflitos emocionais e, deste modo, conquistar segurança em si mesma. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas com a mãe e com a professora, além de atividades lúdicas com uma criança indicada pela escola. Até o momento, as atitudes das crianças já apresentavam mudança, estando ela mais sociável e autêntica, diferente da forma na qual iniciou o projeto.,
Palavras-chave: timidez. educação infantil. lúdico.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

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