RESULTADO DE BUSCA
O ENSINO DOS JOGOS DE TABULEIRO E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO E MEMÓRIA DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR
Autor Principal: Yanca Rodrigues Libron        Co-autores: Irineu A. Tuim Viotto Filho , Ariana Aparecida Nascimento dos Santos
Resumo: Este trabalho é decorrente de um Projeto de Pesquisa Iniciação Científica (FAPESP) e te como principal objetivo discutir sobre a importância dos jogos de tabuleiro como o xadrez, dama, trilha e o ludo para superação das dificuldades de aprendizagem escolar de crianças em idade escolar. Defendemos que o ensino dos jogos de tabuleiro criam as condições necessárias para que os sujeitos da pesquisa avancem na sua forma de pensar a realidade e, consequentemente, enfrentar as dificuldades encontradas no ambiente escolar. A pesquisa aconteceu em uma escola pública de Presidente Prudente/SP, com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental na faixa etária entre 06 a 07 anos. Foram realizados 18 encontros, devidamente filmados e relatados com dois grupos de 04 crianças em que ensinamos e construímos os quatros jogos de tabuleiro mencionados. Nosso objetivo é discutir a importância das atividades ludo-pedagógicas no ensino dos jogos e enfatizar o papel do professor no planejamento e execução, ao lado dos sujeitos, das atividades com os jogos com vistas à superação das dificuldades de aprendizagem escolar. Enfatizamos a importância dessa pesquisa para que as crianças vivenciem atividades educativas e lúdicas na escola e que possibilitem avanços em seus processos de aprendizagem e desenvolvimento, sobretudo das funções psicológicas superiores atenção e memória, as quais são essenciais ao processo de escolarização.,
Palavras-chave: jogos de tabuleiro, atividades lúdicas e aprendizagem escolar, desenvolvimento da atenção e memória na escola.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
10
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO