RESULTADO DE BUSCA
PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO (PAE) NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA
Autor Principal: Mônica Mitsue Nakano        Co-autores: Rosangela Andrade Aukar de Camargo, Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves
Resumo: Trata-se de uma experiência da avaliação formativa do estágio supervisionado em docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da USP-PAE. Na avaliação formativa a comissão organizadora trouxe como disparador da discussão uma cena de um filme. Os estagiários apontaram os desafios do ser docente e a relação professor-aluno trazidos no filme, destacando: interesse do aluno, expectativas do professor, necessidade de mudar o jeito de ensinar, rede de apoio do professor, reconhecimento do esforço do aluno, feedback e trabalho coletivo. Foi solicitado aos estagiários que relacionassem estes pontos com o que estão vivenciando no estágio e o que vivenciaram na etapa preparatória pedagógica. A partir disso, destacaram-se 4 temáticas discutidas em subgrupos: a relação professor-aluno, na qual os estagiários trouxeram a relação professor-estagiário e a relação professor-aluno em sala. Rede de apoio, em que destacaram a colaboração entre os docentes, a construção coletiva do planejamento e a importância de manter encontros entre docentes. Metodologias em que se deve considerar contexto, objetivo, conteúdo, estratégias, perfil do professor e aluno. E avaliação, na qual discutiram a avaliação formativa e somativa. Essa atividade possibilitou aos estagiários a reflexão sobre as práticas pedagógicas, trazendo contribuições significativas para sua formação docente.,
Palavras-chave: formação docente, estágio supervisionado em docência, avaliação.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
10
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO