O ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS BOLSISTAS DO PIBID | |||
Autor Principal: | Fabiana Esgalha Vieira Honda Co-autores: Pedro Ricardo da Silva Neto, Erick Kenji Doi, Allan Victor Ribeiro, Agnaldo Capeletti Moura | ||
Resumo: | Conteúdos de Astronomia embora presentes no currículo de Física do estado de São Paulo deveriam, pela natureza de seu caráter interdisciplinar, ser trabalhados em diversos momentos e de maneira transversal. Tais tópicos apresentam certo descompasso por não aparecerem de forma completa ou nos anos corretos nos quais os PNC (Parâmetros Curriculares Nacionais) propõem. Materiais inadequados ou falta dos mesmos, livros didáticos com erros conceituais, má formação de profissionais na área, má infraestrutura escolar e metodologias tradicionais corroboram para o não aprendizado dos conteúdos. Neste cenário, o PIBID que tem como um de seus objetivos melhorar a qualidade do ensino nas escolas bem como contribuir com a formação de professores, pode ter um papel importante na abordagem e articulação destes conteúdos com o currículo e a sala de aula. No presente trabalho é apresentado um relato de experiências dos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas à Iniciação a Docência referente a realização de uma intervenção com conteúdo de Astronomia. A atividade foi realizada numa turma do primeiro ano do Ensino Médio na escola pública parceira do projeto e fez uso de metodologias diversificadas objetivando o aprendizado dos alunos quanto a conceitos astronômicos voltados ao Sistema Solar., | ||
Palavras-chave: | ensino de astronomia. metodologias diversificadas. pibid. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem | |
Estatísticas: | 12 acessos |
6 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!