PERSPECTIVAS SOBRE O ESTUDO E ENSINO DO VIOLINO: ORQUESTRA, DOCÊNCIA E PROMOÇÃO SOCIAL | |||
Autor Principal: | Adelle Marques Trevisan Co-autores: Maria do Carmo Monteiro Kobayashi, Marcos Henrique de Paula Dias da Silva, José Luiz de Oliveira Coutinho | ||
Resumo: | Este trabalho sintetiza uma experiência longitudinal da prática e o ensino do violino, partindo do estudo particular da performance (que objetiva a participação em orquestras), à evolução dentro de uma didática própria para o ensino particular e que posteriormente proporcionou a interface entre a prática em conjunto em um projeto social e o estudo individual do instrumento. Assim, a pesquisa discorre sobre a trajetória e dificuldades do estudo e ensino de violino, tomando como base uma ampla coletânea de mentores e experiências profissionais, amparadas à orientação acadêmica dentro de um curso de Licenciatura em Artes Visuais. Entre os principais resultados, destacamos a rica contribuição vinda da comunicação entre espectros muito distantes da sociedade, como as lições de um dos melhores violinistas do país, serem encaminhadas na promoção social da música de adolescentes pertencentes a uma comunidade carente no interior do Estado de São Paulo., | ||
Palavras-chave: | ensino de violino. promoção social. experiência longitudinal. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 9 - Educação, Interculturalidade e Movimentos Sociais | |
Estatísticas: | 9 acessos |
6 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!