RESULTADO DE BUSCA
A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA O RESPEITO À DIVERSIDADE CULTURAL
Autor Principal: Renato Kendy Hidaka
Resumo: Este texto tem como objetivo apresentar um relato de experiência docente em ensino de sociologia e tem como base um conjunto de atividades de ensino-aprendizagem relacionadas à temática do respeito e da valorização da diversidade cultural. Integram essas atividades aulas expositivas dialogadas fundamentadas nos conceitos de cultura, etnocentrismo e relativismo cultural, a participação em mesa-redonda sobre identidade e diferença a partir do filme Terra vermelha bem como a participação em roda de conversa com lideranças da aldeia Icatu, cujo intuito foi o de resgatar elementos das culturas terena e kaingang. O público-alvo dessas atividades foram duas turmas de primeira série do ensino médio de uma escola pública localizada no município de Birigui. Como instrumento de coleta de registros, além dos relatos orais dos discentes, aplicou-se um questionário aberto escrito visando apreender as opiniões e percepções dos discentes sobre o tema. Conclui-se, a partir da análise qualitativa dos registros, que o ensino de sociologia pode oferecer contribuições para a aquisição de disposições para agir e pensar em conformidade com o preceito do respeito à diversidade cultural.
Palavras-chave: Ensino de sociologia. Respeito. Diversidade cultural.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
15
acessos
11
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO