RESULTADO DE BUSCA
ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE O NASCIMENTO DAS ESTRELAS A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE A CIÊNCIA E A CULTURA INDÍGENA
Autor Principal: SCARLET SILVA COUTO        Co-autores: STEFANY BALBINO, LAISE VIEIRA GONÇALVES, ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR
Resumo: Este trabalho tem como objetivo, analisar uma proposta didática para o estudo de astronomia no ensino fundamental. O presente estudo tem como tema norteador o nascimento das estrelas, trazendo com ela, os fatos científicos e míticos ao conhecimento dos estudantes. Esta proposta de aula foi realizada na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências, na Universidade Federal de Lavras, do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. O trabalho buscou desenvolver e aplicar uma aula com um método alternativo e não expositivo que se mostre eficaz no aprendizado e na construção do conteúdo perante os alunos, bem como se estas propostas são acatados pelos mesmos. O critério para a escolha da metodologia foi utilizar recursos que possuam maior proximidade com a realidade dos alunos, desse modo, optou-se pelos recursos audiovisuais, visando a ocorrência e proximidade desse meio no dia-a-dia dos adolescentes, usou-se também discussões e questionamentos, encorajando-os a participarem das aulas. Ao final da prática foi pedido uma avaliação escrita sobre os pontos positivos e os pontos a serem melhorados. Estas falas foram analisadas por meio da análise de categorias. As falas analisadas demonstram que a prática desenvolvida se mostrou efetiva na construção sobre o nascimento das estrelas. Além disso, o diálogo entre o conhecimento científico e a cultura se mostrou uma estratégia interessante na construção do conhecimento potencializando esta construção.,
Palavras-chave: formação inicial de professores. metodologias de ensino. nascimento das estrelas.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
17
acessos
11
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO