RESULTADO DE BUSCA
A INTERAçãO ENTRE CRIANçAS NA CRECHE E O DESENVOLVIMENTO DO JUíZO MORAL: PRáTICAS INTERVENTIVAS
Autor Principal: CASSIANY AMARAL NAVAS LEITE        Co-autores: Rita Melissa Lepre
Resumo: O presente trabalho è fruto de uma pesquisa em andamento do Programa de Pós Graduação em nível de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica UNESP-Bauru com o objetivo de investigar a qualidade da interação entre crianças e a relevância de atividades práticas dirigidas que contribuam para a formação moral. Trata-se de uma pesquisa em um Núcleo de Educação Infantil (NEI), do interior do Estado de São Paulo, que atende crianças entre 06 meses e 03 anos de idade. Tem comoembasamento teórico os principais documentos norteadores das práticas para Educação Infantil publicados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), em que reafirmam a importância das interações sociais para o desenvolvimento infantil, assim como autores que contribuam para o desenvolvimento moral dascrianças fundamentados na teoria psicogenética. Neste contexto, atividades práticas dirigidas: contar histórias e brincadeiras, podem contribuir para a formação moral e assim oferecer aos educadores orientações mais assertivas para que aproveitem as oportunidades que a rotina da criança oferece. Acredita-se que orientações advindas da vivência de uma creche, é possível oferecer ao educador a oportunidade de adequar suas técnicas para que atenda a formação global das crianças, que a veja como um ser humano em desenvolvimento tanto moral quanto intelectual das crianças, para que se tornem seres éticos, reflexivos e cooperativos, como sugere Piaget. ,
Palavras-chave: educação infantil; interação; psicologia moral
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

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