RESULTADO DE BUSCA
POSSIBILIDADES DE ADEQUAçõES CURRICULARES ATRAVéS DE UMA METODOLOGIA ATIVA E HíBRIDA: PERSPECTIVAS NA ESCOLA PúBLICA
Autor Principal: Rubia Mara Lemes
Resumo: Esta é uma pesquisa em andamento sobre as possibilidades de adequações de atividades de ensino diversificadas de acordo com o Currículo Oficial do Estado de São Paulo com os alunos do 9º. Ano da Rede Pública em situação de risco. Em um contexto de grandes mudanças no mundo globalizado, a escola deveria colaborar na construção da cidadania e de valores, atuando no contato dos alunos com novas tecnologias e novas culturas para proporcionar uma visão crítica do contexto social em que estão inseridos. Deste modo, as metodologias aplicadas em sala de aula precisam ser adequadas continuamente à multiplicidade cultural e semiótica em que a sociedade se interage. Sob uma metodologia qualitativa, serão, aqui, abordadas atividades propostas pelo Currículo Oficial do Estado de São Paulo com adequações voltadas a participação, integração e aprendizagem dos alunos. Ao pensar nas atividades, objetivamos resgatar a autoestima, a autonomia, as suas habilidades com perspectivas e valores de vida e contribuir para a inserção dos saberes múltiplos. Assim, o professor pesquisador irá por meio das atividades propostas, pautar-se na perspectiva dos multiletramentos, dos gêneros discursivos e de uma metodologia ativa e híbrida, inserir novas tecnologias e mídias. Entendemos que é necessário fomentar o processo de ensino/aprendizagem de língua portuguesa dentro de um contexto excludente para que os alunos se sintam sujeitos pertencentes ao grupo escolar e participem, ativamente, da construção do conhecimento. ,
Palavras-chave: multiletramentos. metodologia ativa e híbrida. adequações curriculares.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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